Artium Arts - Abertura Obra originalmente escrita para Banda/ Orquestra de Sopros e adaptada a Banda Sinfónica. Trata-se de uma obra escrita sob a forma de abertura, obedecendo de certo modo às características da abertura francesa (Séc. XVII – XVIII), apresentando-se sob a seguinte estrutura de andamentos: Lento – Rápido – Lento. Durante a audição da obra é possível verificar a existência de dois grandes momentos, embora os mesmos apresentem um carácter contrastante, sendo assim temos: o primeiro momento que evidencia um carácter musical mais formal, podendo mesmo ser descrito como um carácter clássico e pomposo, enriquecido com pontos camerísticos e solísticos (elementos vitais ao funcionamento dos agrupamentos de música de câmara); o segundo momento transmite-nos um carácter mais jovial/ ligeiro, uma visão musical mais simplista retratada com o surgimento de temas e contra temas pelos diversos naipes da banda, que alternam com as secções de Tutti. Ao longo deste segundo momento é possível ouvir e verificar o brilhantismo rítmico que o naipe de Percussão apresenta de modo a transmitir a ideia de vivacidade jovial inicialmente definida pelo compositor na concepção desta obra. Os factos anteriormente referidos encontram-se relacionados com a homenagem que o compositor pretende fazer com “Artium Arts” ao seu avô paterno: Fernando de Oliveira Rodrigues (F.O.R.), pelos seus setenta anos ao serviço da música filarmónica portuguesa, completados no ano de 2004. O título: “Artium Arts” retrata a paixão que o avô do compositor sente pela pluralidade das artes, em especial a Música e mais particularmente a música escrita para banda, daí a abordagem feita à palavra “Arts”. A palavra “Artium” surge associada aos factos históricos, sobretudo quando nos referimos à Antiguidade Clássica e a todos os pensadores que opinam sobre Música e a elegem como arte que transmite sentimentos e emoções a partir da utilização e reprodução de sons. (Obra composta em 2004)
Spiritus of SATA - Poema Sinfónico Obra escrita para Banda ou Orquestra de Sopros que pretende homenagear todas as vítimas do acidente “SATA” ocorrido no dia 11 de Dezembro de 1999 no arquipélago dos Açores, mais propriamente na Ilha de S.Jorge, local onde se deu a queda do avião e onde seguiam habitantes oriundos da ilha das Flores. (Obra composta em 2006)
Abertura Festiva nº1 Obra escrita para Banda/ Orquestra de Sopros. Tal como o nome indica trata-se de uma obra escrita sob a forma de abertura. O compositor durante a sua concepção pretendeu colocar em destaque a combinação e contrastes timbrícos, apostando um pouco também, na elaboração rítmica de alguns elementos estilísticos desta obra. (Obra composta em 2007)
Principezinho - Poema Sinfónico A obra musical “Principezinho”, trata-se de um poema sinfónico de carácter descritivo, contendo seis andamentos os quais podem ser interpretados como seis quadros evocativos à grande obra literária de Antoine Saint Exupéry. Ao longo da obra é possível verificar o carácter lúdico/ pedagógico, associando os motivos solísticos a alguns personagens da História, realçando o Piccolo que retrata o Principezinho na sua viagem pelos diferentes planetas, até chegar ao início da sua grande aventura, que é a visita ao planeta Terra (neste momento da obra, podemos destacar o espanto e a estranheza, retratados musicalmente com dissonâncias e intervenções solísticas pontuais em alternância com tuttis, no momento em que o personagem conhece a Serpente e por último a admiração e a alegria pela existência de inúmeras rosas no planeta Terra, sendo este o momento que o público ouvinte é convidado a efectuar uma visita a um jardim, de modo a contemplar toda a sua beleza).
Cada andamento/ Quadro é antecedido de uma pequena intervenção descritiva de um narrador, funcionando esta como um pequeno resumo da história e conduzindo desta forma os ouvintes a uma melhor contextualização da mesma.
Foi interpretada em 2009, no âmbito do estágio de jovens instrumentistas torrejanos, promovido pelo Conservatório de Música do Choral Phydellius e dirigido pelo maestro espanhol José Ignacio Petit Matias; obra executada pela Banda de Música de Zamora - Espanha; estreada no Teatro Municipal de Zamora, em 2009 e dirigida pelo mesmo maestro, com a presença do compositor.
(Obra composta em 2008. Alvo de revisão para Banda Sinfónica em 2009).
Sírius - Fantasia Sob o ponto de vista histórico, Sirius (a estrela mais cintilante das estrelas) sempre foi o centro das atenções, fruto de um significado muito especial dado pelas mais diversas culturas, percorrendo as mais diversas áreas de exploração, das quais merece destaque a astronomia, tendo sido o principal motivo de composição desta obra para banda/ orquestra de sopros. A obra em causa pretende ser uma homenagem não só a estrela mais cintilante de todas as estrelas, mas também uma dedicatória a todos os astrónomos que desenvolvem o seu trabalho em redor da Astronomia e daí a obra ter sido criada precisamente no Ano Internacional da Astronomia (2009).
Lengalengas Musicadas Projecto musical desenvolvido no âmbito da disciplina de Educação e Expressão Musical, no ano lectivo 08/ 09, centralizada no "A, B, C, da Música", ministrado aos alunos que frequentam o ensino Pré-escolar, neste programa de parceria (Associação Filarmónica Montalvense 24 de Janeiro, autarquias locais e Agrupamento de Escolas de Constância). Trata-se de um projecto que inclui, presentemente dez temas musicais originais para sopros e percussão criados a partir dos textos elaborados, conjuntamente com Educadores de infância e alunos do ensino Pré-escolar de todo o concelho de Constância. As lengalengas foram elaboradas de acordo com as vivências/ temáticas que circundam o quotidiano diário da criança. Todos os temas musicais são da autoria de José Miguel Vitória Rodrigues.
Ateliers de Criatividade Musical Tratam-se de pequenos momentos musicais dinamizados pelo compositor, junto dos "pequenos artistas", nos quais se desenvolve aptidão em torno da criação.
BANDA/ORQUESTRA DE SOPROS
Artium Arts
Abertura para Banda
Spiritus of SATA
Poema Sinfónico, opus 1
Para Banda
Abertura Festiva nº1
Marcha de Concerto para Banda